O que podemos aprender com a história do “Luva de Pedreiro”?
Como tem sido amplamente noticiado pela imprensa, o jovem influencer confessou ter assinado o contrato com seu ex-empresário sem ler.
Alguém aí se identifica?
Infelizmente, é um hábito bem comum, até mesmo profissionais experientes, passarem por esse tipo de situação, talvez por acreditarem que tudo o que foi dito é o que realmente está escrito.
No caso do jovem, dentre outras questões, discute-se uma multa que ultrapassa a casa dos 5 milhões de reais, além de acesso às redes sociais com vários seguidores.
Você também já deve ter se deparado com prestadores de diversos serviços que enviam um contrato extenso “apenas” para rubricar e assinar a última página.
Saiba que este é um erro grave.
No dia em que uma multa for cobrada e, recorrendo ao contrato, você verificar que estava prevista, que concordou com tudo aquilo, vai perceber a importância do que estamos tratando aqui.
E se você pensar em recorrer ao judiciário, em casos extremos, verá que isso fatalmente gerará custos, tempo e stress.
RECEBA as dicas abaixo e veja como diminuir o risco de ser prejudicado(a):
1 – Leia atentamente todas as cláusulas do seu contrato e não se sinta pressionado(a) a assinar o instrumento naquele instante;
2 – Atenção redobrada nas cláusulas que dispõem sobre multas e penalidades. Muitas vezes o perigo está aí!
3 – Verifique as hipóteses de rescisão, principalmente se o contrato estabelecer fidelidade;
4 – Certifique-se que os seus dados estão corretos, especialmente os de contato. Avisos e comunicados importantes poderão ser enviados durante a relação contratual;
5 – Pesquise e investigue com quem você está contratando. Sites de busca, avaliações de outros clientes e o famoso “Reclame Aqui” podem ser aliados importantes;
6 – Conte sempre com o apoio de seu advogado de confiança. Ele poderá garantir uma maior segurança a você, além de alertar sobre irregularidades e abusividades.
Coloque as dicas acima em prática, mas não esqueça de procurar sempre por especialistas para lhe auxiliar em contratos de maior importância.